top of page

O SER HUMANO É CONSTRUIDO A PARTIR DO IMATERIAL


Bem-estar Organizacional


Não seria possível falar sobre bem-estar e ética nas empresas sem perguntar, por que sofremos nas organizações, nas famílias, nas comunidades? Este é um tema que muito nos interessa no I-ACT.


Como enfrentar a amargura e a dor nos ambientes de trabalho? Olhemos à nossa volta...


Facilmente compreenderemos que quem toma decisões em ambiente organizacional partilha entre si um elevado grau de sofrimento.


A ausência de bem-estar nos locais de trabalho impede a satisfação, a felicidade, a motivação, a produtividade, trazendo para dentro do ambiente empresarial o stress, os conflitos, a ansiedade, as prestações de baixa de qualidade, etc.


E, por que será que isto ocorre?


Ora, acontece que dentro e fora das empresas, dos ministérios, das famílias não somos apenas átomos, mais que isso, somos o resultado das nossas ideias fixas, de crenças limitantes, de valores milenares ou da ausência deles. Será portanto fundamental reter a ideia que somos construídos a partir do imaterial. Isto para ideias, relações, tensões psicológicas, estados mentais, a consciência, insights espirituais, etc.


Por outro lado, a mente passou a ser o objeto de atenção da atividade empresarial, isto a um mesmo ritmo que o bem-estar e as suas terapias se vão mercantilizando, chegando mesmo a concorrer em muitos dos seus aspetos. A verdadeira origem da crise é esta! A crise não é económica ou financeira, ela é fruto da luta pelo controlo mental do ser humano...


Conclusão, se somos construídos a partir do imaterial, então o bem-existir, o bem-estar, o bem-viver,..., estão dependentes , essencialmente, das condições imateriais existentes dentro da organização. Estas estão, especialmente, ligadas aos valores e aos sentimentos do grupo de trabalho. É aqui que faltará investir. Trabalhar crenças, valores e sentimentos são áreas particularmente queridas do coaching e do mentoring evolucionário. O I-ACT oferece aulas e coaching para organizações e coaching para líderes de todos os tipos.



Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
bottom of page